Bom,para começar a postar em um blog cujo o nome inclui biblioteca,nada melhor que,em poucas palavras,contar-lhes a história do livro.
Antes é necessário que se diga que,a escrita surgiu bem antes do livro.A escrita é um código que transmite a palavra,a fala.Os primeiros objetos utilizados para a escrita foram tabuletas de argila ou de pedra.Logo depois veio o Khartés ou Volumen para os Romanos que nada mais era do que um cilindro de papiro,que podia ser facilmente transportado.Quando em um mesmo cilindro desses haviam várias obras recebia então o nome de ''tomo''.Um comprimento de um ''Volumen'' era algo em torno de 6 a 7 metros.
Aos poucos o papiro foi sendo substituído pelo pergaminho que era feito de couro bovino ou de outros animais.O Volumen também é substituído,pelo códex,que não era constituído por rolo,mas sim por várias páginas.
O códex surgiu entre os gregos como forma de codificar,reunir em códigos as leis.mas foi aperfeiçoado pelos romanos nos primeiros anos da Era Cristã.
Na Idade Média aparecem textos didáticos,destinados a formação de religiosos.O livro continua sua evolução com o aparecimento de margens e páginas em branco.A partir daí surge a pontuação no texto,bem como o uso de letras maiúsculas.Também aparecem índices sumários e resumos,os textos auxiliares e também os textos eróticos.O papel passa a substituir o pergaminho.
Mas a invenção mais importante,onde eu realmente queria chegar,foi a impressão,no fim da Idade Média,no século XlV.
O primeiro livro impresso foi a Bíblia em latim,no Ocidente,em 1455.
Na Idade Moderna os livros tornam-se cada vez mais portáteis,inclusive livros de bolso trazendo novos gêneros:o romance,os almanaques e as novelas.
Na Idade Contemporânea o acabamento dos livros sofrem grandes avanços surgindo aquilo que conhecemos por '' edições de luxo''
http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro ADAPTADO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário